conheça nossa história Sobre o Adufg Memória
O “Adufg Memória” é um projeto de digitalização de acervos do Adufg Sindicato, projeto que faz parte das ações do Digital Lab UFG. O período de realização do projeto inicial foi de 11 meses (junho/2022 até maio/2023).
O objetivo do Adufg Memória é preservar os documentos relacionados ao sindicato, proceder com a sua digitalização e virtualização através de uma plataforma na internet (www.adufgmemoria.org.br).
Como metodologia, utilizamos estratégias vinculadas ao campo da preservação de bens materiais e divulgação e gestão de artefatos digitais. Realizam-se a digitalização do acervo, a triagem dos arquivos do depósito de documentos, descarte de itens acordados em ata de descarte, salvaguarda das documentações de relevância histórica-memorial, higienização da documentação, construção de um espaço de memória histórica onde pesquisadores de diversas áreas podem ter acesso presencial para suas consultas.
Como resultado, temos duas diferentes coleções. A primeira conta com 767 livros encadernados e a segunda categoria conta com um universo de aproximadamente 400 caixas-arquivo contendo folhas de diversos assuntos. Outras 200 caixas-arquivos foram devidamente descartadas por se tratar de material contábil com mais de 10 anos de vida.
Como categorias identificadas na coleção de livros encadernados, temos: ANDES (89), Aposentadoria (4), Balancetes (25), Césio – 137 (6), CONAD (28), Convocações (8), Correspondência (34), Cronológico de Ofícios (30), CUT (12), Diário (31), Dieese/Diape, Siape/Serpro e GT`S (22), Documentos Oficiais (12), Documentos Millennium (15), Eleições (29), Exposições (11), Fichas Razão (38), Folha de Ponto (5), Fornecedores (7), Greves (64), Guias e Atas (15), Informes (9), Jurídico (13), Legislação (28), Órgãos de Classe (12), Parlamentares e Autoridades (10), Recebidos (8), Recortes de Jornais (94), Reformas (7), Relação de Descontos (13), Sindicalismo (3), Telex (18), Tesouraria (9), UFG (35), Diversos (23).
Podemos destacar a atuação do projeto na recuperação de documentos danificados no momento de seu arquivamento, retirando clipes metálicos, grampos e ligas plásticas, o que não é recomendado por conta do comprometimento físico do acervo. A recuperação e preservação do acervo do Adufg Sindicato é de suma importância para a história goiana, pois o movimento sindical dos docentes da UFG esteve presente em diversos momentos históricos das lutas pelos direitos trabalhistas dos professores e de todos os trabalhadores do Estado.